O que é sofisticação?

Publicado em 22/01/2018

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Já no século XV, Leonardo Da Vinci antevia os perigos causados pelos excessos, especialmente nas manifestações estéticas. O autor da "Monalisa" e do "Homem Vitruviano" soube sintetizar as suas mensagens sem torná-las menos interessantes, deixando um legado de inovações nos mais diversos campos do conhecimento. Daí a atemporalidade de sua obra!

Complicar a rotina é uma das maneiras mais fáceis de buscar o descontentamento. A simplicidade proporciona prazer, pois considera a unicidade e importância de cada elemento para o entendimento da mensagem e o bom funcionamento dos processos.

Porém, na busca pelo simples, muitas pessoas mergulham em fórmulas pouco personalizadas de minimalismo. Então elas ficam igualmente descontentes, pois permanecem com uma série de itens que dizem pouco sobre o que elas propõem.

Por vivermos em uma sociedade de consumo, tendemos a enxergar mais o ostensivo, e nos enganamos ao classificar o passageiro como indispensável. Por causa disso, deixamos de perceber a importância dos detalhes, perdidos em meio aos excessos.

E adivinhe só: a sofisticação não tem qualquer relação com o excesso. O excesso faz sujeira desnecessária! Na verdade, uma vida mais sofisticada relaciona-se com a abundância: fazer muito mais com menos. Isso só pode ser encontrado na busca por uma vivência mais simples, amparada pela escuta e pelo conhecimento de si.

Simplicidade: a importância de conhecer e viver de acordo com seus valores

Como o co-fundador da Schumacher College, em Londres, Satish Kumar afirma à revista Bons Fluidos, a simplicidade elegante compreende a tríade solo, alma e sociedade. A alma relaciona-se à harmonia com nós mesmos, a sociedade é a nossa comunidade e o solo diz respeito ao mundo natural. O sábio considera ainda que essa harmonia com nós mesmos relaciona-se fortemente com o viver de acordo com os nossos ideais.

Ser simples é remover obstáculos falsos, abrindo passagem para o realmente importa. Na prática, isso ajuda a parar com complicações, direcionando suas energias para a busca de soluções efetivas.

Seja na construção de marca pessoal ou na gestão de sua empresa, procure conhecer os seus valores, suas forças e fraquezas, e lance foco sobre o essencial. Apenas aqueles que buscam se conhecer sabem o que realmente precisam para se sentir satisfeitos.

Lance o seu olhar para o interno e deixe de viver de acordo com o que está lá fora. Viver com sofisticação relaciona-se a uma existência mais generosa, que guarda e emprega seus recursos de maneira sábia. Se você precisa de ajuda nesta tarefa, não deixe de buscar profissionais capacitados! Nós, da Interno Estilo, temos como missão auxiliar os nossos clientes na construção de uma imagem autêntica, fortemente amparada em seus valores e objetivos, capaz de facilitar a sua comunicação com o mundo e a sua rotina.

Para os profissionais autônomos, empreendedores, gestores e aqueles que estão mudando de carreira, temos uma oferta especial: no dia 03 de fevereiro (sábado), estaremos no Guaja Coworking, em Belo Horizonte, com o workshop "Construindo a imagem profissional com estilo", como você pode conferir aqui. Venha conversar conosco e aprender como usar a sua imagem na construção de diálogos mais sofisticados!

Fotos: Jens Lindner on Unsplash e Clem Onojeghuo on Unsplash