Publicado em 02/03/2020

Roteiro Interno de NYC: 13 destinos para quem ama moda, cultura e gastronomia

Um roteiro alternativo de NYC para quem valoriza diversidade, sustentabilidade e inovação.

No início deste ano, aproveitei o Carnaval para fazer uma pequena viagem a Nova York, cidade que já tive oportunidade de visitar várias vezes, a passeio e a trabalho. Em todas, ela foi capaz de me surpreender. Feliz é aquele cujo olhar, à medida que amadurece, não perde o poder de se maravilhar!

Reencontrei pontos turísticos tradicionais e lojas bem conhecidas pelo público, mas para aproveitar a viagem e alimentar essa minha paixão insaciável por moda, elaborei um roteiro alternativo. Nele, incluí destinos com propostas "pra lá" de interessantes, especialmente para quem valoriza sustentabilidade e diversidade, seja no âmbito da moda, das gastronomia ou da cultura. Confira, a seguir, alguns dos pontos que considero imperdíveis dessa cidade que reúne todas as tribos e tem tudo para ganhar seu coração, assim como ganhou o meu.

Brechós imperdíveis em Nova York

Beacon’s Closet

Um dos maiores e mais conhecidos brechós de NY possui uma grande variedade de peças nas araras. Para quem gosta de garimpar, o Beacon’s Closet é um destino e tanto. Fica pertinho da Parson’s School of Design.

Endereço: 10 W 13th st, New York, NY 10011

Thriftwares (dentro do Artists and Fleas Market)

O brechó Thriftwares fica dentro do Artists and Fleas Market, galeria com diversas outras lojas de artistas e designers locais. Possui um riquíssimo acervo, que vai de peças contemporâneas a vintage. Difícil não se maravilhar!

Endereço 1: 70 N 7th St, Brooklyn Endereço 2: 568 Broadway St., SoHo

What Goes Around Comes Around

Embora o Real Real seja considerado como um dos brechós mais badalados de NYC, o What Goes Around Comes Around (WGACA) foi o meu favorito. Charmoso, com vendedores bem informados e uma curadoria cuidadosa das peças, ele tem um ambiente super acolhedor, propício para quem gosta de se debruçar sobre as araras e testar muitas possibilidades! Vale visitar só para observar o estilo de quem o frequenta.

Tanto o WGACA quanto o Thriftwares reúnem uma grande quantidade de peças de grife, o que aumenta o valor do acervo. Se está com o orçamento apertado, fique de olho nos preços.

Endereço: 351 W Broadway, New York, NY 10013

Novas experiências de beleza e bem-estar

Finding Ferdinand

Na Finding Ferdinand, é possível produzir seu próprio batom com ingredientes naturais. A marca faz uma cor de cada vez, evitando desperdícios com embalagens e matérias-primas. Um achado para os entusiastas de cosméticos verdes.

Endereço: 330 West 38th Street, Suite 805, New York, NY 10018

Glossier

A Glossier redefiniu padrões na indústria cosmética, primando por uma pele hidratada, limpa e saudável. Criada por Emily Heiss, ela é um verdadeiro exemplo de que escutar seus clientes é o caminho: Heiss, autora do blog Into the Gloss, conduziu a criação dos produtos pelas dúvidas e solicitações de suas leitoras. Na loja, você tem uma experiência imersiva da marca, que prima pela diversidade nas campanhas e pela qualidade dos produtos.

Endereço: 123 Lafayette St, New York, NY 10013

Moda para quem adora os bastidores

Mood Fabrics

Para quem cresceu perto da máquina de costura e gosta mesmo é dos bastidores da moda, a Mood Fabrics é o destino certo. A variedade de tecidos é de vibrar as ideias de qualquer criador. A loja fica no Garment District, que também possui outros destinos interessantes de visitar, como a M&J Trimming, de aviamentos.

Endereço: 225 W 37th St 3rd floor, New York, NY 10018

Loja conceito da Gucci

A marca que disseminou a estética dos brechós e continua nos maravilhando a cada estação com as inquietações de Alessandro Michele tem uma loja conceito no SoHo que vale a visita. Além das peças e do cenário deslumbrantes, lá, você pode conferir os fashion films da marca e conhecer, de perto, um pouco mais de seus valores. A diversidade é bastante valorizada: modelos e vendedores de diversas etnias e biotipos desfilavam com as peças da marca italiana.

Endereço: 63 Wooster St, New York, NY 10012

Aérie

Em minha busca por lojas que valorizassem a diversidade, encontrei ótimas surpresas, como a Aérie, marca de lingerie que vende produtos para todas as idades e biotipos — na vitrine, inclusive, havia modelos com deficiência física. Mas os diferenciais da marca vão bem além disso: basta dar uma olhadinha no site para constatar que a Aérie cria produtos para mulheres de verdade, que não vivem sob inúmeros filtros do Photoshop. Me senti acolhida!

Endereço: 1551-1555, Broadway, New York, NY 10036

Galeria Melissa

No coração do SoHo, a Galeria Melissa reúne projetos de arte multimídia e um trabalho de visual merchandising inspirador. Impossível não se envolver com as cores e o ar inovador do projeto!

Endereço: 500 Broadway, New York, NY 10012

Museus

The Museum at FIT - Fashion Institute of Technology

Pertinho do Fashion Institute of Technology (FIT), o Museu do instituto abriga uma série de exposições interessantes sobre moda. Durante minha estadia, o FIT recebia a mostra "Ballerina: Fashion's Modern Muse", que analisa o impacto do balé na indústria do vestuário, especialmente durante o século XX.

Endereço: 227 W 27th St, New York, NY 10001

MET Museum

O Metropolitan Museum of Art é um dos maiores do mundo e organiza exposições com diversos temas. Durante a minha visita, o museu recebia a mostra "In Pursuit of Fashion: The Sandy Schreier Collection", que reuniu 80 peças do acervo de moda de Sandy Schreier, uma importante historiadora e colecionadora. Pioneira, ela formou uma coleção de moda quando pouquíssimos museus consideravam essas peças como dignas de exposição.

Endereço: 1000 5th Ave, New York, NY 10028

Gastronomia

The Chelsea Market

O Chelsea Market abriga restaurantes, brechós e lojas de produtores locais em um espaço bem descolado, com estilo industrial. Até os anos 50, o local abrigava a fábrica dos biscoitos Oreo. Um ótimo destino para conhecer a riqueza cultural e gastronômica dos nova-iorquinos.

Endereço: 75 9th Ave, New York, NY 10011

Seed + Mill (dentro do Chelsea Market)

Indicado por Raíza Costa no programa Dulce Delight, o Seed + Mill é especializado em gergelim e possui uma série de gostosuras feito com esse ingrediente. Fundado por mulheres, o restaurante é focado em ingredientes de alta qualidade. O doce halva, um dos mais pedidos por lá, era o preferido de Simone de Beauvoir, que o servia para Sartre.

Endereço: 409 W 15th St, New York, NY 10011

Escrever sobre tantas lojas e pontos turísticos legais até me deu saudades. Nova York é uma cidade que reúne identidades e expressões variadas. Certamente, ela enriquecerá seu repertório cultural e encherá os olhos de quem trabalha na indústria da moda e da imagem.

Se você quer mais indicações do que visitar em NYC para saber o que a cidade anda pautando em termos de sustentabilidade e diversidade, entre em contato comigo pelo Instagram ou pelo e-mail miriam@miriamlima.com.br!