Qual é o papel da imagem no ambiente de trabalho?

Publicado em 08/01/2018

É necessário apenas uma fração de segundo para formar uma primeira impressão sobre uma pessoa. Segundo pesquisas realizadas pela Sociedade de Psicologia Social e Personalidade dos EUA, as imagens formadas pelo cérebro humano ao reconhecer alguém dificilmente são desfeitas posteriormente. O estudo levantou que quanto menor o tempo para emitir um julgamento, mais propensos nos tornamos a confiar em nossos instintos, o que não é desmentido nem mesmo por fatos. Intrigante, não é mesmo?

Você é observado e analisado todo o tempo, especialmente no âmbito corporativo. E engana-se quem acha que a imagem profissional é formada apenas de aparências! Na verdade, ela se sustenta sobre 3 pilares: vestuário e cuidados pessoais, comportamento e comunicação (verbal e não-verbal). Daí a necessidade de uma abordagem ampla para a imagem no ambiente de trabalho.


Imagem profissional: um cartão de visitas para o mundo dos negócios

O mercado de trabalho enfrenta um período de concorrência acirrada. Quando dois candidatos com capacidades técnicas similares disputam uma mesma vaga, a postura e a aparência tornam-se fatores de peso para recrutadores. Ainda mais cruel é a situação daqueles que são capacitados, mas possuem uma série de desconfortos com a própria imagem e transparecem esse incômodo nas entrevistas de emprego.

A presença visual precisa contar com integridade e consistência. O conjunto formado pela aparência e pelos sinais não-verbais é responsável por fazer com que uma imagem se torne consistente, trazendo credibilidade.

Assim como a experiência de trabalho e a formação acadêmica, a imagem profissional também necessita de cultivo, tempo e investimento! Se a criação de uma marca forte impulsiona as pessoas no mercado, da mesma forma, encontrar o sucesso no trabalho faz com que elas repensem a maneira como se dirigem aos colegas de profissão. É como se o sucesso na carreira e a imagem profissional estabelecessem uma relação de simbiose.

Gestão de imagem profissional: diferenciação e consistência

Não basta seguir o status quo. A imagem profissional autêntica necessita de investigação, missão e propósito.

Especialmente no mundo do empreendedorismo, a determinação que faz com que os profissionais busquem por soluções diferentes das já estabelecidas deve transparecer nos trajes e nos gestos. E isso não deve resultar em um show de extravagâncias: a imagem profissional é um artifício poderoso de comunicação, e como tal, deve garantir que as pessoas entendam qual é a sua mensagem! A gestão da imagem profissional é muito mais sobre retratar o seu discurso de maneira consistente do que sobre diferenciação.

Você é empreendedor, profissional liberal ou está mudando os rumos de sua carreira? Busca por recursos e conhecimentos para fazer a gestão da sua imagem profissional? Temos uma oportunidade para você! No dia 02 de fevereiro, sábado, a Interno Estilo promove o workshop “Construindo a Imagem Profissional com Estilo” no Guaja Coworking, em Belo Horizonte. Acesse o Sympla para mais informações e venha participar!

Workshop: "Construindo a imagem profissional com estilo", com Miriam Lima
Data: 03 de fevereiro, sábado
Local: Guaja - Avenida Afonso Pena, 2881 - Centro - BH/MG
Informações: (31) 99694-2905 / (31) 99885-0307 / atrevatecomunicacao@gmail.com

Fotos: Brooke Lark on Unsplash e Rawpixel on Unsplash