Autoconhecimento no Método Interno: Como entender mais a fundo o cliente na consultoria de imagem

Publicado em 06/04/2019

Na consultoria de imagem quanto mais avançamos no entendimento do cliente, mais exitoso é o resultado do processo. Mas como alcançar esse entendimento? Como identificar as reais demandas de quem nos contrata? Em nossa área de trabalho não cabem achismos ou suposições e precisamos nos instrumentalizar para compreender as singularidades do cliente, já que cada pessoa é única. O curso Autoconhecimento para Consultores de Imagem – Método INTERNO é uma abordagem inovadora para o profissional de imagem perceber sentimentos, atitudes, desejos, anseios, expectativas e dificuldades do cliente sobre a própria imagem em uma dinâmica que lança luz sobre as motivações inconscientes.

O foco do Método INTERNO são os aspectos emocionais que permeiam o processo de consultoria de imagem, centrado na psique. Razão pela qual pode ser adotado juntamente com as diversas técnicas de consultoria de imagem, já que dialoga com todas elas.

Desenvolvi o curso ao constatar que os profissionais investem cada vez mais na excelência da formação técnica - tais como coloração pessoal, estilo, visagismo e outras. Mas não existia um curso no mercado com a proposta de desenvolver habilidades para entender mais a fundo o comportamento do cliente.

Levei para o Método INTERNO minha experiência de psicanalista e as vivências como empresária de moda e consultora de imagem. E vem da psicanálise meu repertório sobre comportamento humano e como o inconsciente é determinante nas nossas escolhas de imagem e também de nossas atitudes, gestos e como nos comunicamos nos diversos espaços de interação social e profissional.

Então o curso é uma introdução à psicanálise? De forma alguma, já que isso seria leviano e inócuo. Mas seguramente me amparei nesse conhecimento para desenvolver o curso e suas várias ferramentas, que permitem ao consultor de imagem entender algumas questões do cliente, até então nebulosas, e saber como agir e intervir quando for necessário. Sabemos que algumas situações, quando não percebidas, impactam negativamente o desenvolvimento do trabalho.

Você vai aprender mais sobre os impasses da relação cliente/consultor, autoimagem, autoestima, ego e narcisismo, conceitos de entendimento fundamental para a boa prática da consultoria de imagem. Além disso, vai entender o lugar e a importância da escuta para um processo de gestão de imagem autêntico.

Não se trata de uma escuta qualquer, pois inclui o que a pessoa diz nas entrelinhas sobre a própria imagem, o que permite ao profissional entender mais o cliente e seu propósito. O Método INTERNO estimula o pensamento crítico e a reflexão e alerta para possíveis equívocos no processo de consultoria e sobre as armadilhas na relação consultor/cliente.

A metodologia do curso é composta de teoria e prática, dinâmicas, e estudos de casos. O consultor vai aprender, entre diversos outros assuntos que são abordados:

Descobrir as razões que fazem uma pessoa buscar mudanças em sua identidade visual

Porque o cliente se apresenta imageticamente desconectado de sua essência

Como intervir quando o cliente não enxerga o que o espelho mostra

Como proporcionar autonomia do cliente, não permitindo que ele fique refém do consultor

Como a autoestima do consultor de imagem impacta o resultado, positivo ou negativo, do trabalho

Entender porque o consultor de imagem, mesmo dominando todas as técnicas, pode se sentir inseguro e receoso de atender o cliente


Ao longo dos últimos dois anos desenvolvi os princípios do Método INTERNO, ouvindo os colegas consultores de imagem sobre suas dificuldades para entender o cliente; escrevendo artigos e posts nas redes sociais, participando de debates e promovendo lives temáticas. Esse repertório de escuta, diálogo e interlocuções fortaleceram a defesa que faço de que o autoconhecimento é a base para um autêntico trabalho de gestão de imagem. Um autoconhecimento amparado em minha experiência na psicanálise, que foi determinante para criar e desenvolver o Método INTERNO.

Acredito que o trabalho do consultor de imagem só tem sentido quando entendemos o propósito do cliente e o que ele verdadeiramente busca. Todos concordamos, por certo, que o cliente é a razão de ser de nosso trabalho.

Quer saber mais? Fique atento à minha agenda de cursos. No primeiro semestre, passarei pelas cidades de Campinas, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. As datas estão divulgadas nas minhas redes. Siga @miriamlima.imagem no Instagram e acompanhe!

Fotos: Camila Cordeiro on Unsplash e Cody Black on Unsplash