Qual é a importância de investir na imagem pessoal no contexto profissional?

Publicado em 20/11/2017

Vivemos uma cultura de imagem. Platão já pensava no papel das projeções, narrando as possibilidades para pessoas que somente conheciam o mundo através das sombras no clássico "O mito da caverna". Na contemporaneidade, vivemos em uma sociedade imagética, onde os acontecimentos somente existem à medida que damos visibilidade a eles. A existência, portanto, é condicionada à presença de uma imagem vinculada a ela. Como isso poderia ser interpretado no contexto das empresas?

Aqui na Interno, consideramos que a imagem é composta por três pilares:

aparência: inclui cuidados pessoais e com o vestuário;

comportamento: onde são trabalhadas as atitudes e os gestos;

comunicação verbal e não-verbal: como expressar de maneira efetiva aquilo que desejamos.


Por isso, abordar a questão da imagem não passa somente pela estética: é preciso considerar também as atitudes!

Uma imagem que passa por um processo de gestão estratégica pode influenciar positivamente a carreira, fortalecer as parcerias e até mesmo gerar impactos positivos no bem estar. Afinal, a satisfação com aquilo que somos somente pode ser alcançada quando conhecemos e permanecemos fieis aos nossos valores e objetivos. Se a imagem está desalinhada em relação ao que desejamos expressar, sofremos. No ambiente de trabalho, não seria diferente.

Imagem pessoal e autoestima: ingredientes essenciais para o ambiente de trabalho

As distorções entre o que apresentamos e o que somos nem sempre (para falar verdade, pouquíssimas vezes) são intencionais. Na realidade, a busca pelo autoconhecimento é de grande auxílio para traçarmos uma imagem inteligente, mas muitas pessoas ainda têm dificuldades em expressar suas propostas. Portanto, não basta ter competências técnicas e gerenciais sem dar a devida atenção à expressão dessas habilidades.

No âmbito das empresas, é importante lembrar que a imagem dos colaboradores é um fator de peso para que a marca se torne reconhecida no mercado. Uma das melhores formas de conduzir a gestão de marca é através de uma política atenta com a comunicação interna, que busque esclarecer e deixar os profissionais alinhados com os valores e objetivos da empresa.

O papel de uma consultoria de imagem profissional como a Interno Estilo é também auxiliar na gestão estratégica da imagem pessoal dos colaboradores para que eles conheçam bem o que são, o que os torna únicos e como expressar essa subjetividade em forma de imagem.

Graças a nossa experiência na psicanálise, notificamos que a busca pelo bem estar torna o clima organizacional mais leve, já que a competitividade entre profissionais é reduzida, os feedbacks são recebidos de maneira melhor e a tendência à procrastinação é significativamente reduzida. Em suma, os resultados financeiros das organizações que investem na autoestima de suas equipes são satisfatórios! Isso também vale para trabalhadores freelancer, que precisam demonstrar valor e vender o seu trabalho, como demonstra este artigo da Inc.

Se você deseja conhecer o nosso trabalho, entre em contato através do e-mail contato@internoestilo.com.br. Teremos prazer em esclarecer dúvidas e fornecer a nossa ajuda!

Fonte: Linkedln on Unplash e Quentin Keller on Unplash