Ferramentas de consultoria de imagem: o que aplicamos em nosso trabalho?

Publicado em 02/04/2018

O trabalho em consultoria estratégica de imagem é bastante estigmatizado. Por um lado, temos potenciais clientes que apresentam resistência às atividades por vinculá-las a um aspecto mais superficial da moda. Por outro, temos alguns consultores que ainda perpetuam o mito da "transformação", fazendo com que a consultoria de imagem se resuma a banhos de loja e frases otimistas. Desfazer esses mitos é uma tarefa diária, pois aqui na Interno, acreditamos que a gestão estratégica da imagem está mais próxima de uma cozinha, com seus procedimentos delicados, ferramentas e diversidade de sabores!

A consultoria de imagem jamais toma o protagonismo de seus clientes. Nosso ponto de partida e de chegada são as pessoas. Conhecê-las nos leva algumas sessões, onde aplicamos uma série de ferramentas e métodos adquiridos com anos de experiência em psicanálise e moda. Conheça algumas delas a seguir!


Ferramentas de consultoria de imagem: de pessoas para as pessoas

Uma série de exercícios visuais amparam a investigação sobre a história e o estilo de vida do cliente. Um deles é o moodboard, ou quadro de emoções, uma ferramenta aplicada por designers de variados campos para organizar, visualmente, a essência de seus projetos. Trata-se de um quadro montado junto do cliente com a ajuda de recortes de livros e revistas. Ele permite que você estampe visualmente as suas ideias e referências por meio de formas, estilos, texturas, cores e outras representações.

O moodboard é uma maneira de conhecer uma pessoa sem vê-la, só pelas músicas que ela ouve, os filmes que vê e as cores que gosta. Aquele quadro da Frida Kahlo que você adora diz mais sobre a sua personalidade e a sua trajetória do que você imagina!

Além desse quadro, fazemos ainda entrevistas detalhadas, regadas a muito chá, cafezinhos e quitutes. A ideia é deixar o cliente à vontade para expressar as próprias dores e anseios, de modo que possamos diagnosticar como ajuda-lo da melhor maneira possível.

Graças aos anos de psicanálise, desenvolvemos a noção de que cada caso é um caso, e necessita ser tratado como um novo trabalho. Apesar de operarmos em uma verdadeira cozinha de afetos, desejos e emoções, não há receitas prontas. Cada cliente é como um trabalho novo e repleto de possibilidades. Tanto que, dependendo das demandas do cliente, o número de entrevistas pode ser maior.

A parte prática da consultoria estratégica de imagem é a que demanda mais ferramentas. Uma delas é a análise de coloração pessoal, que nos permite entender quais são as cores que ressaltam suas qualidades, tanto físicas quanto comportamentais. Nela, além dos tecidos e cartelas, partimos também das atitudes do cliente e dos ambientes em que ele transita para entender que tons podem favorecê-lo.

Há ainda outras estratégias para estudarmos as particularidades e a rotina do cliente, como a análise do guarda-roupa, do rosto e do estilo pessoal.

Observe quantas etapas e processos são considerados ao longo deste trabalho! Por isso, defendermos que antes de trabalharmos com imagem, trabalhamos com pessoas. Isso nos exige capacitação contínua, bem como um esforço diário para engajar outros consultores em um trabalho que seja mais respeitoso com o que há de singular em cada um.

Saber ler o que os clientes dizem nas entrelinhas é um dos elementos fundamentais de um bom trabalho de gestão estratégica de imagem. Muito além das ferramentas de consultoria de imagem, é preciso entender que não seguimos fórmulas prontas, e que, sobretudo, estamos trabalhando com pessoas. Acredite: muitas não sabem o que desejam ou precisam. Como Diana Vreeland dizia, o que devemos fazer é ajuda-las em seus processos de reinvenção. Assim como fazemos ao combinar ingredientes secretos na cozinha, precisamos surpreender os clientes, indo além do que eles demandam e amparando-os em suas descobertas sobre si.

E você, ficou curioso com algum destes aspectos da consultoria de imagem? Envie um e-mail para contato@internoestilo.com.br e envie suas dúvidas! Teremos prazer em ajudar!

Fotos: Brooke Cagle on Unsplash e Joshua Reddekopp on Unsplash