Ética empresarial dentro e fora do ambiente de trabalho: quais são os valores da sua empresa?

Publicado em 26/02/2018

A ética empresarial é uma responsabilidade de todos os agentes abrigados por uma companhia. E é por isso que os gestores e colaboradores precisam zelar para que ela seja entendida e incorporada por todos.

Uma empresa é feita de pessoas. Quantas vezes você já se deparou com posturas inadequadas no ambiente de trabalho e nos grupos de WhatsApp? E a sua postura nas redes sociais? Ela é compatível com os valores de sua empresa ou do cargo que você almeja?

Se você não soube responder as perguntas anteriores, é preciso investigar o código de ética da sua empresa. Afinal, quando o assunto é ética no trabalho, não cabem subjetividades. Missão, valores e princípios não são versos poéticos para arrancar suspiros e serem livremente interpretados.

A Nasty Gal, empresa fundada por Sophia Amoruso, por exemplo, pregava poderosas frases sobre emancipação feminina por todas as paredes do escritório principal, e ainda assim foi acionada algumas vezes por posturas nada éticas, especialmente quanto à maternidade de suas colaboradoras.

Lembramos que a ética vem de uma área da filosofia dedicada aos assuntos morais. Ela não tem o mesmo significado que as leis, que utilizam princípios éticos para serem estabelecidas.

Se você não cumpre a lei, sofre sanções. No caso das infrações à ética, você precisa arcar com as reações dos que foram afetados por sua atitude.


Por que os valores do colaborador precisam estar alinhados aos valores da empresa?

O colaborador é um dos maiores ativos que uma empresa possui. Cada funcionário é um reflexo dos valores de uma companhia. Daí a importância de criar um dress code que os ajude na expressão visual destes princípios.

Quando os trabalhadores priorizam as instituições cujos valores conversam com os seus, a produtividade e a cooperação crescem. Bem sabemos que não é tão simples encontrar oportunidades em uma empresa com a qual você se identifique. Contudo, quando o colaborador age de acordo com os princípios da companhia, buscando uma capacitação alinhada aos valores por ela defendidos, as chances de conquistar um posto são maiores.

Um bom contraexemplo é o dos funcionários da desenvolvedora de softwares Salesforce. Em uma festa à fantasia, um colaborador se fantasiou de "Negão do WhatsApp", uma brincadeira bastante inadequada até mesmo para um momento de descontração. Semanas depois, ele foi demitido.

Como alinhar os valores dos funcionários com os valores da empresa?

A situação ideal é aquela na qual os princípios da empresa não precisam estar escritos em algum lugar. Mas o que fazer quando a empresa ainda não alcançou essa maturidade?

Para definir seu posicionamento institucional e conquistar a adesão de seus funcionários, é preciso revisitar seus documentos internos, verificando suas diretrizes, valores, códigos e a sua estratégia.

O engajamento interno é o segundo passo. Afinal, é nesta etapa que os gestores devem comunicar aos colaboradores que, dentro da empresa e em seus canais de comunicação, os valores corporativos se sobrepõem aos valores individuais. Faça-os entender que, quanto à atuação profissional, os valores corporativos direcionam os códigos de conduta e o posicionamento da empresa.

Em casos de conflitos, cabe aos recursos humanos, bem como à comunicação da empresa, o desenvolvimento de ações que demonstrem o posicionamento da empresa e estimulem um ambiente de ajuda mútua, onde uns possam ajudar os outros.

Um código de ética claro e coerente é um dos pilares para que uma empresa cresça de maneira sustentável. Afinal, somente com a garantia de que os funcionários agem em prol dos mesmos objetivos, a sua empresa pode alcançar a cooperação mútua entre suas equipes e uma imagem forte, capaz de fazer com que o público-alvo se reconheça em sua marca.

Gostou das nossas dicas? Tem alguma dúvida sobre cultura empresarial e imagem? Entre em contato conosco através de nosso formulário ou pelo e-mail: contato@internoestilo.com.br. Teremos prazer em ajudar!

Fotos: Hunters Race on Unsplash e Dane Deaner on Unsplash