Conheça-te a ti mesmo: o ponto de partida para se vestir com essência

Publicado em 30/04/2018

"Você pauta a moda ou a moda te pauta?" (Maquiadora Fê Gomes em entrevista ao podcast Mamilos)

Christian Dior costumava dizer, ao seu próprio modo, que a individualidade é uma questão primária para alcançarmos a verdadeira elegância. Algumas pessoas, contudo, confundem essa busca com o individualismo. Registram-se em inúmeras selfies, não saem da própria zona de conforto ou pensam no próximo, assumindo uma postura narcisista que se fortalece com o consumismo. Em tempos de fast fashion, onde o mural do Pinterest se transforma em uma coleção a preços um tanto acessíveis demais em lojas de departamento do dia para a noite, essas atitudes só aumentam o número de cópias!

Ter estilo e se vestir com essência é imprimir a nossa marca subjetiva na maneira de estar no mundo, o que perpassa fortemente pela nossa relação com a comunidade e com os valores que nos constituem. Se o conforto virou uma palavra de ordem para quem quer ter estilo na contemporaneidade, é impossível não mencionarmos o bem estar em relação a nós mesmos. Para valorizar a individualidade, o ponto de partida está na disposição para conhecer a si mesmo.


"Conheça-te a ti mesmo" como ponto de partida na consultoria de imagem

A frase "Conheça-te a ti mesmo", atribuída a Sócrates, é uma das mais caras em meu processo de consultoria de imagem. Isso porque, em geral, muitas pessoas acreditam no chamado “autoconhecimento” como um ponto de chegada da consultoria. Em nossa concepção, contudo, todo o processo parte da disposição do cliente em se conhecer e do consultor em ouvir e entender as reais necessidades dele.

Como psicanalista, posso afirmar que todos nós temos as nossas inadequações em relação à imagem – até mesmo Naomi Campbell! Isso independe de sua idade, biótipo ou classe social.

Uma relação mais amigável com a aparência só pode ser alcançada com um conhecimento profundo sobre os processos conscientes e inconscientes que nos constituem. Somente assim, passamos a usar referências com mais sabedoria, defendendo a nossa autenticidade diante do mundo. De que adianta comprar e tentar se sentir bem com as botas de couro da moda se você está profundamente ligado à causa dos animais, por exemplo?

Vestir-se com propósito: a importância dos afetos no consumo consciente

Quando consideramos nossa relação com nossos valores e com aqueles que nos rodeiam, priorizamos a qualidade sobre a quantidade e a essência sobre a tendência. Itens adquiridos com consciência dificilmente são descartados de imediato!

Quantas vezes você já ouviu pessoas reclamando sobre "não terem algo pra vestir" quando elas têm o guarda-roupa abarrotado de peças que mal foram usadas? Isso ocorre porque essas pessoas não se identificam com o que consomem, criando um verdadeiro telefone-sem-fio em torno da própria imagem. Exasperam-se tanto em torno das tendências que não param para pensar na funcionalidade daquelas roupas na rotina.

Estamos na época da ressignificação do vestir. Ao mesmo tempo em que valorizamos a afetividade na escolha de nossas peças, precisamos também nos desapegar dos excessos, que tanto alimentam nosso narcisismo.

Doe os itens que pouco dialogam com o que você é e fique com aqueles que você mais usa e gosta. Um guarda-roupa enxuto, prático e cheio de afetos oferece uma boa estrutura para que o vestir se torne mais criativo e divertido!

Se você quer aprender mais sobre como se vestir com essência, valorizando sua autenticidade, venha participar do workshop "Seja você a sua maior inspiração", criado pela consultora Vanessa Marques no Rio de Janeiro. Na edição trazida para Belo Horizonte, eu, Míriam Lima, trarei um pouco da minha experiência com a psicanálise para lançarmos uma visão ainda mais significativa sobre as particularidades dos participantes. O workshop será realizado no dia 05 de maio, entre 10h30 e 16hs, no Grande Hotel Ronaldo Fraga. Teremos prazer em receber suas dúvidas!

Workshop "Seja você a sua maior inspiração", com Míriam Lima e Vanessa Marques
Data: 05 de maio (sábado)
Horário: 10h30 às 16hs
Local: Grande Hotel Ronaldo Fraga - R. Ceará, 1205 - Funcionários, Belo Horizonte (MG)
Inscrições e mais informações aqui

Fotos: Nguyen Nguyen on Unsplash e Priscilla du Preez on Unsplash